Thursday, September 14, 2006

xeque-mate

No jogo da vida
reis e rainhas
comandam a batalha

No alto da torre
reluto com o bispo
e me torno peão

Rodopio e transcendo.

Reapareço em seu nicho
índia / gueixa / mucama

Cavalgada noturna
em seu leito xadrez
tabuleiro de dama

11 comments:

Anonymous said...

Ei Hélio,

sabe que adoro tudo que voc~e escreve? "Xeque -Mate" eu já conhecia e é um dos seus textos que mais gosto.
Parabéns.
Bjim
Laila

Dani Morreale Diniz said...

Tabuleiro de dama é noite na cama!!!!

Anonymous said...

Olá, retiro-repito o último parágrafo - "Cavalgada noturna em seu leito xadrez tabuleiro de dama"
Digo - Xeque-mate ou simplesmente mate, expressão usada no enxadrismo para designar o lance que põe fim à partida, quando o Rei atacado por uma ou mais peças adversárias não pode permanecer na casa em que está, movimentar-se para outra ou ser defendido por outra peça.
Podes dizer qual o teu mate básico…?
Rei e Dama contra Rei. Rei e Torre contra Rei. Rei e Dois Bispos contra Rei. Rei, Bispo e Cavalo contra Rei. Todos são muito fáceis, exceto o Rei, Bispo e Cavalo contra Rei.
Abraços para ti. Lara - Pérola Negra.

Aroeira said...

O meu mate básico é com a rainha no leito xadrez. Diversos movimentos, jogo limpo, suado, estratégias de posicionamento, ataque, rendição. Como diz Duchamps: o movimento é tudo.

Anonymous said...

Olá, obrigada pelas palavras-resposta. Palavras que chegam no sentido "Reapareço em seu nicho índia / gueixa / mucama" "por que ?", estas são palavras nuas. A rainha no leito xadrez é rendida (tua última palavra-resposta). A rainha no leito xadrez, não precisa ser rendida, e sim, amada num jogo limpo, cheio de ataques suados - "rendição" (sei que tens uma outra palavra para usar - A rainha no leito xadrez… entregar-se… depois de um jogo cheio de ataques limpo e suados de desejos (usei-inverti tuas palavras). Digo - NICHO DO SER - MULHER - A RAINHA NO LEITO XADREZ, não, índia / gueixa / mucama..

Como diz Duchamps: o movimento é tudo. - "C'est la vie - Duchamp était enthousiaste des échecs - "… le mouvement est tout… le mouvement pur. Tout que les vies ont le mouvement, parce que, nous avons eu besoin que le mouvement survive. C'est à travers le mouvement qui peut exprimer nos sensations…""

- Duchamp o grande pintor Duchamp e seu quadro "Nu descendo a Escada" (esquerda para a direita com um movimento contínuo - descendente). - Duchamp o grande escultor Duchamp e o seu "Urinol" (onde se pode pensar que o membro masculino lançar urina sobre a forma feminina).

Abraços para ti. Lara - Pérola Negra.
Nota: afirmo que é SÓ TROCAS DE PALAVRAS, escrevo só sobre palavras.

Aroeira said...

lara, é poema, lara. trata-se de poesia. vc está filosofando em cima de poesia. poesia não se explica. sente-se. only this. esse poema, particularmente, é um dos que eu mais gosto. acho ele 'parfait'. consegui exprimir a vida em suas várias nuances, com a plástica do jogo do xadrez, falei de todas as suas peças, o cavalo está subentendido na cavalgada noturna. acho mesmo um poema belo, foi feito pelo, por e para um amor. aí! até eu tive que te explicar o poema. e não é por aí. aqui, quem é vc? oh, mon Dieu! qu'est-ce que j'ai fait?

Aroeira said...

Duchamps disse que o mais encantador num jogo de xadrez não é o jogo em si, mas o movimento.

Anonymous said...

Olá, sou a Lara - Pérola Negra, uma Mulher Negra, africana de Angola. A Mulher Negra que queria ti encontrar e encontrou com a tua resposta "acho mesmo um poema belo, foi feito pelo, por e para um amor". Teu poema é muito bonito, porém, um jogo de xadrez (tens que ter paciência), no jogo se joga e se tentar captar o outro pelo sentido-jogo do movimento.

Celui que vous avez lésé! - N'IMPORTE QUOI - j'ai commencé à découvrir ce que je voulais seulement.

Abraços para ti. Lara Pérola Negra.

Nota: por ter dúvida se recebeu, repito. Peço desconsiderar se já recebeu.

Aroeira said...

Lara, me dê seu email. vc é do orkut? foi lá que vc me achou? fique minha friend, então. vamos trocar figurinha. ou não foi no orkut? como vc me achou?
bacio, ragazza.

Anonymous said...

Olá, podes encontrar-me no orkut sim, procuras, o meu nome é o mesmo. Mandas para mim teu pedido para ser meu amigo virtual, vou aceitar, porém, TENHO QUE DIZER, para trocas de palavras-comunicação, e NÃO "vamos trocar figurinha". Abraços para ti. Lara - Pérola Negra.

Nota: pensas bem se queres ser meu amigo virtual (sou negra e muito chata).

Aroeira said...

well, lara, já tentei olhar no orkut mas tem 1.000 nomes de lara pérola negra. desisti, meu tempo é caro pra isso. não vejo problema nenhum em vc ser negra. agora, chata? pelamor de Deus. 'güento não! qdo digo trocar figurinhas é justamente isso que estamos fazendo. deixa pra lá. façamos d'Olivrão a nossa arena de debates.
aquele abraço, e feliz preço baixo.